As marcenarias precisam buscar diferenciação nos móveis em cada projeto, mas um bom atendimento continua sendo essencial para ganhar mercado
Saber encantar clientes com apresentação de um projeto e dar a ele a certeza de que está realizando a melhor escolha é uma das habilidades necessárias aos marceneiros. Quem encomendar um móvel sob medida sempre cria muita expectativa sobre ele. Mas, além de oferecer um bom produto, essencial prestar um atendimento de qualidade em todas as etapas dessa venda.
Neste artigo, trazer umas dicas de como aumentar a reputação da sua empresa e surpreender consumidores com seu produto. Vale lembrar, com tantas opções disponíveis no mercado, pequenos detalhes são decisivos para o fechamento do negócio. Confira:
1. Profissionalize o atendimento
Independentemente do tamanho de sua empresa, crie um uniforme. Ele mostra o profissionalismo com que você trata o seu negócio, transmite segurança ao cliente e ainda colabora com a sua comunicação. Uma camisa personalizada com o logotipo e nome da sua empresa é suficiente. No atendimento dos clientes, demonstre simpatia, educação e transparência ao passar informações. E tenha sempre um cartão de visitas em mãos, mesmo em tempos de comunicação digital.
2. Valorize o seu produto
Este é o momento em que você deve demonstrar todo o seu conhecimento sobre a produção do mobiliário. Explique a diferença e qualidade de cada matéria prima, incluindo os painéis de MDF, que você vai utilizar. Crie um portfólio do seus trabalhos e detalhe os diferenciais de fabricação que você domina ou pode oferecer. Também é importante explicar o seu orçamento e prazos de produção; e quando negociar valores, deixe claro que alterações podem refletir no projeto.
3. Check-list e atenção aos detalhes
Conhecer o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, além da conversa para definir o orçamento, estabeleça um check-list de perguntas. Isso ajuda a definir as prioridades do projeto e evita que detalhes passem desapercebidos, por você e pelo cliente. E sempre ouça com muita atenção. Cada cliente tem sua particularidade e isso não pode ser esquecido. Na questão de faixa etária, pessoas com mais idade gostam de ter mais atenção e serem bem acolhidas. Os jovens também, mas eles costumam ser mais práticos e fornecer suas próprias referências. Em projetos corporativos, as cotações de orçamento também podem mudar em casa empresa visitada. Exercitar esse relacionamento com diferentes públicos é importante para consolidar o atendimento da sua marcenaria.
4. Cumpra os prazos e envolva o cliente
Descumprir prazos é, provavelmente, o fator que mais gera insatisfação no segmento da marcenaria. Portanto, se você perceber que há risco de atraso na produção ou entrega, avise o cliente com antecedência. Uma boa comunicação é essencial no atendimento e para gerar fidelidade. Aliás, envolver o cliente no processo é uma ótima estratégia de marketing; você pode enviar fotos (sem exagero) do processo de fabricação ou de como está ficando o móvel, mantendo contato direto.
5. Pós-venda é essencial
Depois da entrega do projeto, seu trabalho recomeça. Sim! Reforce o relacionamento com o cliente nas ações de pós-venda. Envie um e-mail ou ligue perguntando se o móvel foi montado corretamente e se ele necessita de algo a mais. Mesmo que haja insatisfação, ao perceber que a empresa está interessada em resolver o problema, é provável que ele não faça propaganda negativa de sua marcenaria.
Ao contrário, um cliente satisfeito com o atendimento irá compartilhar a experiência com amigos, familiares e colegas. Para isso, procure manter uma comunicação sempre ativa. Ela pode ser importante para anunciar uma promoção ou fazer a oferta de um móvel que não entrou no último orçamento.
E busque encantar sempre o seu cliente, oferecendo pequenos e úteis atrativos. Por exemplo, seu orçamento pode incluir uma diarista, para deixar tudo limpo, ao término da instalação dos móveis.
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