top of page
  • Foto do escritorCanal da Marcenaria

5 dicas para uma venda de sucesso



O processo da venda não é fácil, isso estamos cansados de saber. Porém, fica um pouco mais fácil quando colocamos a culpa no outro, sem nos responsabilizarmos pela perda da venda, afinal, se o cliente quis ir embora, “não é culpa minha”. Para ser um vendedor de sucesso, o primeiro passo é assumir a responsabilidade do sucesso ou fracasso da venda. Depois disso, siga esses seguintes 5 passos, que são muito mais do que se fala por aí sobre ser vendedor:


1. Assuma a responsabilidade


O cliente pode ir embora porque realmente precisa, mas se você souber como falar e o que falar, pode engatar em uma venda futura. Não tenha medo de ousar e se reinventar no atendimento, teste formas, jeitos, entonação... Teste mil vezes até sentir que está realmente prendendo atenção do cliente, e mais que isso, verdadeiramente ajudando-o a encontrar o que precisa.


2. Ajude-o a ter mais segurança


Todo mundo que busca por algum produto/serviço, está buscando uma solução. Talvez, quando ele diz que prefere voltar outro dia, ele precisa apenas pensar mais sobre adquirir o seu produto/serviço. Então, que tal matar essa etapa na própria loja? Se você ajudar o cliente a organizar os próprios pensamentos, mapeando o porquê ele quer fazer a compra, quanto ele pretende gastar, com o que ele está insatisfeito, quais as prioridades dele e o que seria ideal, além de ajudá-lo a esclarecer o que ele quer, você ganha credibilidade pela atenção e domínio do assunto, e ainda consegue oferecer a melhor opção para ele, e quem sabe, até complementar a compra.


3. Tenha tudo em mente


Tanto na sua cabeça quanto na do cliente, deve estar tudo esclarecido sobre a solução que ele busca. Se ficar alguma dúvida, isso irá gerar uma incerteza, que pode acarretar no não fechamento da compra. Além disso, é importante ter todas as cartas na manga e respostas para qualquer objeção que ele faça.


4. Sutileza e agilidade no fechamento


Sentiu que o cliente comprou todas as ideias e está decidido? Não espere muito! De forma sútil, fale do fechamento como algo que já esperava e que vai ser bom para ele. Diga algo como “Show, como gostaria de pagar?” ou “Fechado, é isso aí! Me acompanha para o pagamento?”.


5. Certifique-se de que fez tudo que pode


Faça um checklist das suas ações durante a venda:

Me mostrei interessado?

Compreendi a solução que ele buscava e por que buscava?

Resolvi o problema dele?

Encontrei a melhor opção e com preço mais acessível para ele?

É o produto certo para ele?

Sanei todas as dúvidas dele?

Se você passou por todas essas etapas sendo gentil, respeitoso, honesto e atencioso, seu atendimento tem tudo para dar certo!

 

Fonte: Revista Móveis de Valor

bottom of page