• Canal da Marcenaria

5s: o que é?



O 5s (seiri, seiton, siso, seiketsu e shitsuke) nada mais é que um modelo de gestão empresarial focado na melhora de processos, organização, limpeza e padronização, ou seja, o dia a dia do seu negócio.


É um modelo aplicável em qualquer ramo e visa alcançar qualidade e melhoria contínua, e é mais simples do que parece, confira:


Seiri – Senso de utilização


Nesse primeiro passo, o foco é a separação do material usado no dia a dia. É essencial que você tenha de fácil acesso os materiais que usa com frequência na rotina, para facilitar os processos. E aqueles que não são tão usados, tire do caminho, só servirão para desorganização.


Seiton – Senso de organização


Dando continuidade ao processo de cima, esse caminha mais para a organização de todos esses objetos depois de separados. É a etapa de etiquetar, adesivar, separar e posicionar todos os materiais, lembrando também de ficar sempre de olho no estoque e manter um abastecimento proporcional ao uso.


Seiso – Senso limpeza


Quem é que se sente bem trabalhando em um lugar sujo? A limpeza deve estar sempre em dia, pois além e garantir bem-estar, conforto e inspirar o colaborador, garante um fluxo melhor das atividades e mais qualidade.


Seiketsu – Senso de padronização


Nessa etapa é onde definimos os responsáveis por garantir que todas as outras etapas estão sendo colocadas em práticas. O monitoramento é importante para que haja resultado, já que são tarefas fáceis de “dispersar” com a rotina corrida do dia a dia.


Shitsuke – Senso de disciplina


Cada colaborador, apesar de estar sendo acompanhado, deve ter senso de disciplina e checar se todos os pontos estão sendo trabalhados. Com todos os pontos sendo executados, surgiram resultados no comportamento (muito mais alinhados e disciplinados) e nos resultados das tarefas, que ganharão agilidade e organização.


Origem da metodologia


O 5s teve sua origem no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, visando recuperar o país financeiramente e operacionalmente.


Quais os benefícios do 5s a longo prazo?


  • Melhoria e aumento da produtividade;

  • Aumento na qualidade contínua do produto ou serviço;

  • Amplia e facilita a visão para detecção de erros, atrasos, desvios e problemas físicos;

  • Prepara o cenário para integração e aplicação a outras ferramentas de melhoria;

  • Facilita a prevenção de acidentes;

  • Melhora o ambiente físico de trabalho;

  • Reduz custos;

  • Engaja e motiva os colaboradores;

  • Impacta na qualidade de vida dos colaboradores.


Implantação


É importante que a implantação do 5s seja feita gradativamente, já que é um processo meticuloso e não tão fácil de ser padronizado. Portanto, uma dica é implantar primeiro por equipes, trabalhando um time como exemplo, garantindo também um incentivo para os demais.


Etapas


Na primeira etapa, faça a implantação do Seiri, Seiton e Seiso. Esses 3s são o “filtro” para desperdícios, bagunça e qualquer outro fator que seja um empecilho. Depois, insira o Seiketsu e Shitsuke, que são uma forma de assegurar que os processos anteriores continuem funcionando.



Fonte: fm2s.com.br/5s/

209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo