Você sabe como usar o marketing na sua profissão?
Para todo e qualquer tipo de negócio é necessária uma boa divulgação, e não seria diferente no ramo da marcenaria. Com pouco investimento, você pode alcançar um número enorme de pessoas e deixar seu trabalho muito mais conhecido.
A combinação entre um serviço bem feito e uma boa divulgação é a chave para atrair uma boa clientela, e é por isso que separamos algumas dicas de como mergulhar nesse mundo digital e em poucos passos estar à frente da concorrência:
1) Tenha um site bem estruturado:
Isso facilita para o cliente na hora de avaliar o seu trabalho e entender se é o que ele procura, além de passar seriedade e profissionalismo para o seu negócio.
Se o orçamento está apertado e você não pode contar com um especialista, opte pelo criador de sites. Isso é um serviço que as empresas de hospedagem (“aluguel” do seu espaço na internet) oferecem.
Outra opção bastante utilizada é o Wix, que parte de um plano gratuito para sites bastante simples e para os que necessitam de outros recursos, possuem planos pagos conforme necessidade.
2) Mantenha seu Instagram e Facebook bem atualizados:
Essas duas Redes são muito importantes na hora da divulgação. É por lá que você terá o maior número de acessos e é geralmente por onde passarão a procurar fotos do seu trabalho. Eles devem ser organizados e ter conteúdos interessantes, como por exemplo: fotos de projetos prontos, depoimentos de clientes satisfeitos, conteúdos relevantes sobre tendências da marcenaria... Lá será visto como o seu portifólio digital.
3) Tenha um Showroom:
Um dos grandes receios que as pessoas têm ao contratar uma marcenaria diz respeito à qualidade e ao acabamento. Essa preocupação é compreensível: o investimento é alto e os móveis serão usados por muitos anos. Essa é uma das razões pelas quais a indicação é tão marcante nesse setor.
Mas e se a pessoa puder ver o seu trabalho de perto? Para isso serve o Showroom, que nada mais é que um espaço onde você colocará algumas de suas produções para mostrar aos clientes. Para otimizar espaço e verba, você pode fazer do seu escritório o showroom, que também será apropriado para receber clientes e realizar negociações.
4) Faça parcerias:
Com a quantidade de empreendimentos imobiliários sendo inaugurados constantemente, que tal fechar uma parceria com eles? Entre em contato com construtoras e incorporadores e apresente sua empresa. Depois, peça permissão para entregar panfletos nos condomínios recém-entregues. Você ainda pode, quem sabe, fazer o apartamento decorado. Já imaginou quantas pessoas verão seu trabalho ali?
Empresas de decoração também são uma opção interessante. Busque por elas e viabilize uma parceria que seja produtiva para todas as partes, como descontos para clientes indicados, por exemplo. As possibilidades são inúmeras, basta que vocês definam a estratégia mais vantajosa.
5) Mantenha contato com seus clientes:
Ter o Whatsapp dos seus clientes também se torna uma grande ferramenta, visto que por lá você pode encaminhar diversos conteúdos e garantir que chegue diretamente até eles. Além disso, aproxima a relação e pode gerar uma fidelização. Mas atenção, respeite os limites profissionais e não seja invasivo ou insistente.
ola boa tarde