top of page
  • Foto do escritorCanal da Marcenaria

Dobradiça: como escolher a ideal

Atualizado: 20 de set. de 2021

Confira algumas dicas importantes para quem está começando.


Se você é iniciante no ramo da marcenaria ou um “maker” ainda deve ter muitas dúvidas sobre como escolher a dobradiça correta para o seu móvel.


Neste post vamos compartilhar dicas valiosas para te orientar nessa tarefa.

O que são dobradiças?


As dobradiças são ferragens essenciais e, geralmente, unem portas ou tampos a móveis para que abram e fechem corretamente. São ferragens compostas basicamente por três partes: corpo, caneco e calço.

Existem vários modelos de dobradiças no mercado moveleiro, sendo as mais utilizadas – reta, curva e alta. Há ainda sistemas de montagem diferentes, como Slide On e M Click, e duas opções de caneco: 26 ou 35mm.

As dobradiças possuem acabamentos específicos, angulações e dispositivos especiais, que promovem suavidade no fechamento, abertura com toque, e outras facilidades.Confira a seguir algumas dicas para escolher as dobradiças corretamente.


Primeiro Passo


Ao projetar o móvel, você saberá a angulação requerida pela porta e o que será armazenado dentro dele. Com isso definido, será possível identificar as funcionalidades e as facilidades que a ferragem precisa ter. Por exemplo, se a porta vai abrir com um toque, se terá fechamento amortecido ou se será basculante. (Abaixo falamos mais sobre isso!)É possível encontrar nas lojas de itens para marcenaria versões com ângulo de -25°, -45°, 30º, 45°, 90°, 110°, 165°, 270º, entre outras.

As dobradiças de caneco são produzidas em aço ou em aço inox. Normalmente, as mais utilizadas são as em aço, por serem um pouco mais baratas em comparação com as de aço inox.

Mas, se o móvel será destinado para guardar temperos ou produtos químicos, opte pelas dobradiças em aço inox. Isso porque elas são mais resistentes à oxidação e, com isso, a vida útil da ferragem é maior. Regiões litorâneas também exigem a instalação de ferragens em inox, pois suportam melhor a maresia.

OLHO: Você sabia que pensar no que será acondicionado dentro do móvel influencia na escolha da dobradiça? Sim, isso é a mais pura verdade. Outra questão a ser levada em consideração é se região é litorânea ou não.

Então, vamos às 7 dúvidas mais comuns!


1. Reta, curva ou alta: qual modelo utilizar?

Isso depende de cada projeto, podendo ser sobreposta ou embutida no móvel.

2. Qual a diferença entre os sistemas de montagem Slide-On e M Click?

São dois os sistemas diferentes para montagem. O sistema Slide-On é um sistema que o encaixe é feito deslizando a dobradiça sobre o calço. Já o sistema Click, a dobradiça trava no calço através de pressão (fazendo o click).

Veja este vídeo com o passo a passo de instalação da dobradiça Slide-On.


3. Quantas dobradiças utilizar por porta?

Para saber quantas dobradiças utilizar em cada porta deve-se levar em conta a dimensão (altura e largura), o peso e tipo de material que a porta é produzido. Para ajudar você nesta etapa, a FGVTN criou uma tabela especial. Veja neste link.

4. Como calcular o peso da porta?

Você pode descobrir rapidamente e de forma bem prática utilizando uma calculadora online. Tenha em mãos as medidas em milímetros (largura, altura e espessura da chapa). Clique Aqui para fazer o cálculo gratuitamente.

5. O que é cobertura de corpo e caneco?

Lembra que a gente falou que as dobradiças são ferragens compostas basicamente por três partes: caneco, corpo e calço? O caneco é a área da ferragem que fica “embutida” e usinada nas portas e tampos. O corpo faz a união entre o caneco e o calço e é responsável pela sustentação. Já o calço é a peça que fica fixada na parede do móvel.

Para garantir um melhor acabamento, você pode usar os modelos de dobradiça que já vêm com um item adicional: as coberturas de corpo e caneco. As peças servem para tampar as furações dos parafusos e agregam design moderno à ferragem.


6. Por que usar uma dobradiça com amortecimento?

Além de promover o fechamento suave das portas, dobradiças com amortecimento contribuem para elevar a durabilidade do móvel e evitar o desgaste precoce. Conheça alguns modelos de dobradiças:

Dobradiça Easy TN Click Slow Inox Calço DuploDobradiça Easy TN Slide-On Inox Calço DuploDobradiça TN Inox SlowmotionDobradiça FGVTN MS Slow Calço FixoDobradiça TN MS Slow EasyDobradiça FGVTN MS SlowDobradiça FGVTN Click Slowmotion Móveis em Ângulo

7. Qual modelo escolher para portas sem puxadores? Há ainda os modelos com abertura de toque, também conhecidos como One-Touch. Essa tecnologia está em alta no mercado por conta de sua praticidade. Ela dispensa o uso puxadores, oferecendo um estilo moderno ao projeto. Porém, ao utilizá-la lembre-se de verificar a necessidade de dispositivo auxiliar de pulsamento, deve ser instalado em conjunto.

6.105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page