• Canal da Marcenaria

Marcenaria Familiar: como melhorar o dia a dia da gestão


A Marcenaria, como uma profissão muito tradicional, é uma das profissões que mais costumam trazer a família para tocar o negócio unidos. Com certeza a união fortalece ainda mais, não só pelo amor, mas pela dedicação que os familiares tem em fazer dar certo. Para fluir ainda melhor, deve haver alguns cuidados primordiais, afinal, quem trabalha com família sabe como é, né? Dê uma olhadinha em como você pode melhorar a gestão da sua marcenaria familiar!


1) Inteligência emocional


Como em qualquer profissão, ter inteligência emocional é super necessário para ter controle das suas atitudes no meio profissional. Na família, onde os laços são ainda mais fortes, esse cuidado deve receber atenção. Aquela velha história de separar o profissional do pessoal deve ser levada a sério mais do que nunca, impondo regras gerais, evitando qualquer flexibilização inadequada e estabelecendo limites e valores.


2) Profissionalização


É comum que algumas marcenarias gostem de trazer toda a família para perto, distribuindo entre a administração de diferentes áreas. Mas, para isso, não podemos nos contentar sempre com o conhecimento adquirido ao longo dos dias. Deve-se exigir capacitação e conhecimento formal, e deve-se também estipular metas e um planejamento de carreira, para que juntos consigam colaborar para o crescimento da marcenaria.


3) Cargos


Muitas vezes, quando falamos do cargo de sucessor, a ideia é que seja um dos filhos. Porém, não se pode agir precocemente pelo sonho de ver o (a) filho (a) assumindo o negócio dos pais, deve haver muito preparo... Os riscos são grandes, e uma administração má conduzida pode levar tudo abaixo. Além disso, o preparo não é a única preocupação, já que ainda que os pais queiram, há possibilidade de não ser o sonho dos filhos, consequentemente levando a uma má administração também.


4) Comunicação interna


A formalidade, mesmo que apenas entre família, é necessária caso você queira profissionalizar seu negócio e ser enxergado como uma empresa de verdade. Formalize o que é falado, combinado, imposto. Além disso, resultará em um controle muito maior do que acontece dentro da sua marcenaria, impactando em todos os setores... Você precisa ter tudo em mãos.


5) Planejamento empresarial


Estabeleça metas, objetivos, trace seu caminho. Uma empresa sem saber onde quer chegar está fadada a estagnar. Inclui-se nesse planejamento: missão, visão, valores, metas de curto, médio e longo prazo, concorrência, marketing e o que mais achar que deve ser mapeado. Sem isso, não será possível tomar decisões racionais, e portanto, não fluirá.


6) Auxílio externo


O auxílio de gestores externos é uma ótima opção. Não é necessário tirar a essência familiar, todos continuam trabalhando juntos enquanto uma consultoria ajuda a chegar a patamares muito maiores, pois seria direcionada por um profissional que tem uma visão diferente e ampla, além de capacitar ainda mais toda a equipe.


7) Financeiro


O primeiro passo, e um dos mais importantes: separar o controle financeiro de pessoa física e jurídica. Na maioria das vezes os principais problemas financeiros em negócios familiares partem dessa mistura, entre o pessoal e o empresarial. Além disso, é extremamente importante ter o controle de todos os custos fixos e variáveis e ter uma boa gestão do fluxo de caixa. O departamento financeiro exige muita atenção,

responsabilidade e controle.


8) Inovação e Avanços tecnológicos


Muitas vezes, ainda mais quando temos uma empresa tradicional, há um certo medo de buscar inovação e tecnologia, principalmente por não saber lidar com ela. Entretanto, hoje, avançar nesse quesito é mais que necessário! Repense todas as áreas e processos, onde podem evoluir, mudar, trazer resultados diferentes, oferecer de formas diferentes. Hoje, com o acesso a diversas opções, o cliente irá consumir o que mais agradá-lo, e para isso, você deve acompanhar as atualizações e estar no campo de visão dele.

Fonte: https://digital.formobile.com.br/especiais/marcenaria-familiar-como-melhorar-o-dia-dia-da-gesto

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo