Existem 7 princípios a se levar em conta na montagem da estratégia do seu negócio. Eles vieram do Teórico Militar Prussiano Carl Phillip Von Clausewits, e foram incorporados ao manual de operações militares do exército dos EUA. Mas, você deve estar se perguntando, “qual a semelhança entre as guerras e as estratégias de negócio?” Para Carl, a guerra oferece diversos insights que ajudam muito na elaboração de um plano. Confira:
1- Princípio do Objetivo
Uma estratégia eficaz só é construída com objetivos claros. O que somos, o que queremos e como queremos, essas três perguntas devem ser a base para uma boa elaboração de estratégia. Com proposito e estrutura bem definidos, o caminho ao sucesso encurta, pois sabemos o que estamos fazendo e o que queremos com essas ações.
2- Princípio da Ofensiva
Bem como as guerras, os negócios são questão de sobrevivência, o que exige estar em posição ofensiva, e não apenas defensiva. Deve-se ousar e querer ser mais do que a concorrência, caso contrário, estará sempre na mesma posição, estagnado.
3- Princípio da Massa
Concentrar seu poder, força e esforços na hora certa é muito importante. Saiba o momento certo de agir e não ataque o tempo inteiro sem estrutura suficiente, é cansativo e você pode perder forças. Se souber agir no momento certo e com a precisão necessária, as chances de sucesso são maiores.
4- Princípio da Manobra
É necessário flexibilidade para sobreviver. O mercado está em constante mudança, e ganha aquele que oferece melhor, de maneira mais criativa, inovadora, rápida e simples. Esteja preparado para mudanças e procure manter um olhar diferente do que todos estão tendo.
5- Princípio da Surpresa
Ser previsível demais é estar fadado ao fracasso. Isso não significa que terá que ser inovador o tempo inteiro, mas que deve estar sempre buscando diferencial, seja na apresentação, na entrega, na oferta... Olhe para todos os processos e busque fazer diferente.
6- Princípio da Segurança
A concorrência sempre estará de olho nos seus movimentos em busca de uma brecha. É importante que proteja seus recursos e que esteja sempre avaliando riscos.
7- Princípio da Simplicidade
Na tomada de decisões e no planejamento de estratégias, tudo deve ser simples, de fácil entendimento para quem está envolvido. Do contrário, podem acumular tarefas e implicar diretamente nos grandes resultados. Tudo deve estar sempre muito claro.
Fonte: Revista Móveis de Valor
Comentarios