Por que o seu cliente vai comprar de você e não do concorrente? Essa questão é uma preocupação para qualquer tipo de negócio, seja qual for o segmento.
Hoje os consumidores tem cada vez mais opções, onde se destacam aqueles que oferecerem de forma diferente, ousada e mais satisfatória seu serviço/produto.
Veja algumas dicas para sua Marcenaria ser sempre a escolhida entre consumidores:
O contato
Hoje, uma das coisas que faz mais diferença na hora da procura, é como somos tratados. O serviço/produto pode ter muita qualidade, mas o modo como você chega até o cliente (ou que o cliente chega até você) e você desenvolve a oferta, faz total diferença. Preocupe-se com 4 pontos principais:
Educação: preze pelas “palavras mágicas”, fazem total diferença na percepção do cliente e ajuda a manter uma boa relação.
Atenção individual: para cada consumidor, uma atenção especial. Nunca o trate como “mais um cliente”.
Seja rápido: tenha as repostas na ponta da língua, seja para a resolução de problemas comuns, contrapor uma objeção ou argumentar seus benefícios/vantagens.
Sinceridade: não prometa o que não vai cumprir. Admitir que há algumas limitações é sempre melhor do que fazer propaganda enganosa. Mostre interesse na evolução e na busca de recursos para atendê-lo, e caso não consiga, agradeça pela proposta.
O diferencial
Você sempre deve se perguntar: “por que, se eu estivesse no lugar do cliente, fecharia negócio com a minha marcenaria?”
Personalização: hoje ter algo personalizado conta muito para os consumidores, dando sensação de exclusividade. Não precisa ser algo grandioso, um simples gesto, como uma cartinha de agradecimento com o nome do cliente na entrega dos móveis, faz muita diferença.
Profissionalismo: hoje não é necessário muito investimento para tornar sua marcenaria mais profissional. Esteja nas redes sociais, faça boas divulgações, tenha canais fáceis de comunicação e use ferramentas digitais para facilitar o dia a dia do negócio. Mostre que você tem tudo à dispor.
Inovação: você se atualiza? Busque usar as redes sociais mais do que só para divulgar seu produto, siga referências e concorrentes que o inspiram para melhorar cada vez mais. Esteja de olho no que é novo, ele muda muito rápido.
O pós-venda
Seu cliente nunca se tornará fiel se for cliente somente na hora da compra. Você precisa mantê-lo por perto e lembrá-lo de que seu negócio existe e está presente.
Mantenha contato: colha feedbacks depois da entrega, mostre interesse pela satisfação do cliente e pelo atendimento às expectativas
Dê “exclusividades”: faça ofertas especiais para aquele cliente fiel, esteja atento a datas comemorativas e seja criativo. Há diversas formas de incentivar o fechamento de mais negócios, como o desconto para aniversariante do mês, por exemplo.
Mantenha-se sempre a vista: divulgue suas redes sociais para que ele te acompanhe. Uma boa forma de interação é pedir que o próprio cliente mande fotos do móvel já entregue para você postar nas suas redes. Isso transmite confiança para futuros clientes e te aproxima do atendido.
Comments