top of page
  • Foto do escritorCanal da Marcenaria

8 dicas para aumentar a produtividade da sua marcenaria



Produtividade nem sempre é fácil. Uma rotina agitada tendo que atender diversas demandas, fazendo u

m atendimento de qualidade ao cliente, realizando orçamentos e ainda tentar surpreender, definitivamente não é simples. Por isso, separamos aqui 8 dicas que vão te ajudar a alcançar uma boa produtividade dentro da sua Marcenaria, confira:


1. Organize sua linha de produção


Vamos começar pela organização dos equipamentos e materiais. Você deve organizá-los com base em três categorias:


· Quais máquinas são usadas todos os dias?

· Quais são usadas apenas em alguns projetos?

· Quais equipamentos são muito pouco ou quase nunca usados?


Depois dessas três divisões, é necessário que divida também em uma ordem lógica, de acordo com as etapas de cada projeto, evitando a perca de tempo com o deslocamento entre uma etapa e outra. Com um bom posicionamento das máquinas/ferramentas e um espaço confortável para circulação, o fluxo da sua produção ficará mais rápido, ganhando tempo.


2. Aposte no Check-list


Com o dia a dia agitado, fica quase impossível não deixar passar algo em branco, e isso é normal. Portanto, check lists para cada etapa são extremamente bem-vindos, eles evitam que você pule algum processo e te ajudam a organizar melhor sua rotina e também a mente, mantendo o controle de todos os seus passos.


3. A tecnologia a favor do marceneiro


Sempre há desperdícios de material, seja por descuido, seja por um plano de corte errado, seja por uma mudança de planos. Mas, você pode diminuir consideravelmente essa margem de erros com a tecnologia a seu favor. Usando boas máquinas, ferramentas, e um software de plano de corte, a margem de erros é muito menor, bem como o desperdício. Ou seja, maior aproveitamento de material, ganho de tempo e economia. Busque se atualizar e usar a tecnologia a seu favor, na finalização do projeto, a diferença de qualidade é nítida.


4. Descarte tudo o que a sua marcenaria já não usa


Nada de acumular ferramentas ou materiais que não servem dentro da Marcenaria. Não está adequado para uso? Descarte! O acúmulo só deixará o ambiente mais poluído e desorganizado, o que mais cedo ou mais tarde, impactará no fluxo da produção.


5. Quanto mais facilidade, melhor!


Invista em equipamentos que tragam agilidade para o dia a dia. Apesar de investimentos exigirem um gasto a mais, esse gasto será recompensado na agilidade da entrega do produto, o que consequentemente agregará na qualidade do seu serviço. Os carrinhos transportadores de chapas, por exemplo, são um ótimo investimento para o dia a dia.


6. Invista na gestão de tempo


Organize, sempre! Tenha todas as tarefas alinhadas e planejadas, com esse controle, você consegue administrar muito melhor cada um dos setores e identificar possíveis empecilhos ou dificuldades que estejam influenciando no fluxo geral. Existe uma grande diversidade de aplicativos super fáceis de usar e gratuitos que podem ajudar bastante nessa etapa, algumas dicas são:


Evernote


O aplicativo permite que o usuário crie uma lista de tarefas, um bilhete ou uma anotação, além de anexar fotografias e esboços. Após criar cada nota, é possível acessá-la por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet, como notebooks, smartphones ou tablets.


Trello


No trello você pode criar diferentes quadros, e dentro de cada quadro, diferentes listas. Dentro dessas listas você também pode criar os “cards” e usá-los da melhor forma que achar, por exemplo: Quadro: Atendimento | Listas: Primeiro contato; Envio de orçamento; Negociação; Fechamento; Produção | Card: Nome do cliente e contato.


Clear


O Clear permite organizar uma agenda de trabalho e criar uma lista de tarefas organizadas por categorias distintas e listas temáticas. Possui design moderno e fácil de usar.


7. Elabore bem seus projetos


É de extrema importância que você colha um briefing completo do seu cliente, incluindo onde o móvel ficará localizado, se estará exposto a umidade ou luz solar, por que ele quer esse móvel, qual a utilidade dele no dia a dia... Todas as informações que podem de alguma forma influenciar na produção. No seu primeiro esboço, é provável que haja alterações do cliente, e assim seguirá até tomar a forma desejada. É importante incluir uma cláusula no contrato especificando que, uma vez aprovada a versão final, não será mais possível fazer qualquer alteração.


8. Faça seu preço corretamente


Para a precificação, você deve analisar cada etapa do trabalho e atribuir um preço justo ao que está sendo feito, desde a mão de obra e material, até os recursos e tempo que serão usados para produzi-lo. Procure sempre contabilizar:


· Qual a quantidade e o valor da matéria-prima?

· Que tipo de mão de obra é necessária?

· Quanto tempo será dedicado para a fabricação dos móveis?

· Como será a montagem?

· Qual é o desgaste das máquinas e ferramentas?


Além de garantir uma boa argumentação com o cliente, isso também agregará valor ao seu trabalho. E não se esqueça de colocar uma margem de lucro, que deve ser justa, mas necessária para o seu ganho.


 

Fonte: https://www.holzmaquinas.com.br/8-dicas-para-aumentar-a-produtividade-da-sua-marcenaria/


863 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page