top of page
  • Foto do escritorCanal da Marcenaria

Fita de Borda: Como é feita?



Antes de iniciar o desenvolvimento da fita, é preciso considerar o que é mais representativo no MDF, o lado mais claro ou mais escuto dele, principalmente para padrões amadeirados.


São três os processos importantes, para a produção da fita:

  • Processo de extrusão;

  • Processo de impressão;

  • Processo de corte e acabamento.

No início, a matéria prima chega em pó na fábrica. Também é conhecido como resina de PVC. Então é feita uma mistura com aditivos para começar o processamento.

É esse processo que garante a maior parte das características da fita e suas propriedades de aplicação, como: maciez, rigidez, quebradiça, refilada, e destopada. Depois, essa mistura entra na extrusora, derrete e homogeniza na rosca, que é onde acontece a plastificação. Depois, a mistura passa pelo flat die, e no final sai o laminado de PVC, que é calibrado na calandra.

Após essa primeira parte, se aplica o primer, na máquina de extrusão: ele faz toda a diferença no processo de colagem. O primer é aplicado no verso da fita de borda e é o responsável por promover aderência no PVC, pois sem o primer, não é possível a colagem da fita existir, por ser muito lisa.


Com a bobina de laminado pronta, a segunda etapa do processo é: o processo de impressão, costuma ser feito por uma técnica chamada de rotogravura, que é um tipo de processo de impressão em que os cilindros possuem perfurações, responsáveis por transferir a tinta para o substrato. Ou seja, a tinta é transferida primeiro para o cilindro, depois para o laminado, e isso pode ser feito por 1, 2 ou 3 cilindros, dependendo do desenho.

Uma curiosidade: os padrões como Branco TX, Preto TX e alguns outros unicolores já saem da máquina extrusora e vão direto para a refiladora, mas para os padrões madeirados ou padrões fantasia, por exemplo, ainda tem a impressão.

O fabricante aprovando a fita que foi produzida, ela é lançada no mercado. Para saber se é o tom certo da fita, você pode posicioná-la atravessada no MDF e ver se fica em uma combinação homogênea.


Um grande benefício da Fita de Borda em PVC, é que ela não apresenta combustão, totalmente recicláveis e biodegradáveis, com ótima resistência e densidade.

Agora você já sabe todas as etapas que a fita passa, até chegar no seu lar!

 
466 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page