• Canal da Marcenaria

Dobradiças: Como escolher a correta para o seu móvel?




Como escolher a dobradiça correta para o móvel?


Um item pequeno, mas essencial para a abertura e fechamento das portas, são as dobradiças. Responsáveis também pela sustentação das portas dos móveis horizontais e verticais, para que exista a articulação das portas do móvel.

Com o passar do tempo, a indústria moveleira desenvolveu dobradiças com mais qualidade, com movimentos mais leves para abrir e fechar, evitando manutenções e prejuízos da mobília. Além de adicionar mais uma função: manter a porta fechada.

Hoje, existem vários tipos de dobradiças para atender a necessidade do móvel e obter a funcionalidade desejada. Veja a seguir dicas para escolher a dobradiça correta.


Conhecendo a Dobradiça

As dobradiças mais tradicionais são de 26mm a 35mm, compostas por basicamente três partes: corpo, caneco e calço.

O caneco fica embutido nas portas, o corpo une o caneco e o calço, o calço é a parte que fica no móvel.


Dobradiça Caneco, Dobradiça de Pressão ou Dobradiça para Móveis

São o mesmo produto, de uso comum dentro na indústria moveleira. Indicada para portas com espessura a partir de 12mm, abrem e fecham a porta com praticidade, sustentando-a fechada e contribuindo para um bom desempenho de móveis como: gabinetes, armários, roupeiros, entre outros.


Veja a quantidade de dobradiças, conforme o tamanho da porta:

· Porta entre 50cm e 100cm e com peso entre 4kg e 5kg: duas dobradiças;

· Porta entre 150cm e 200cm e com peso entre 6kg e 9kg: três dobradiças;

· Porta entre 200cm e 250cm e com peso entre 13kg e 15kg: quatro dobradiças;

· Porta a partir de 250cm e com peso entre 18 e 22kg: cinco dobradiças.


Tipos de Braço de Dobradiça

São 3 formatos diferentes: reta, curva e alta/super curvas.

· As retas são muito utilizadas em portas sobrepostas a lateral do móvel. É comum em móveis mais simples, de duas portas e também em itens onde a fechadura estão para fora do móvel.

· As curvas são ideais para portas parcialmente sobrepostas a lateral do móvel ou semi embutidos. Ideais para armários, balcões ou portas que se abrem ao meio.

· As altas/super curvas são recomendadas para portas embutidas a lateral do móvel ou mudando o posicionamento das portas, para que não bata no topo.


Com Pistão ou Sem?

Pistões ou amortecedores evitam o desgaste do móvel, com um fechamento e abertura mais suaves, aumentando a durabilidade do item.

Dobradiça sem mola ou também conhecida como abertura automática, é indicada para portas de espessura de 12 a 18mm, onde o pulsador magnético vai permitir a abertura do móvel com apenas um toque, dispensando o uso de puxadores.


Sistemas de Dobradiça


Clic é o sistema mais tradicional, que encaixa o corpo da dobradiça no calço sobre pressão, emitindo o som de clic, que permite o profissional a deixar o móvel pré-montado e finalizar no próprio ambiente final. Por isso, esse sistema está sendo cada vez mais utilizado em móveis planejados.


Slide On

Esse sistema desliza a dobradiça sobre o calço. A principal vantagem é o profissional poder instalar todas as dobradiças ao mesmo tempo e depois regular.


Calço Fixo

O calço é fixado no corpo da dobradiça. Para transporte, é necessário retirar a dobradiça inteira, não apenas soltar apenas o calço como nos modelos Slide On e Clic.


Fonte: https://www.soprano.com.br/blog/como-escolher-dobradica-caneco-para-meu-movel






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo