• Canal da Marcenaria

O Pistão Certo para o seu Móvel



O pistão é o responsável por sustentar e facilitar a abertura e o fechamento das portas basculantes dos móveis de forma suave e silenciosa, além de otimizar o espaço. O design é diferenciado, contribuindo para algo mais clean e moderno ao ambiente.


Tipos de Pistão e Acionamento


· Acionamento normal, com a abertura da porta feita para cima, é o tipo de pistão mais encontrado nos móveis que abrem para cima. Também temos a opção com abertura inversa, ou seja, para baixo.


· Pistão mini com acionamento para cima ou para baixo, é ideal para espaços mais otimizados como armários com modulação compacta.


· Pistão com amortecedor: agregam fechamento suave ao móvel.


É importante lembrar que, deve-se sempre utilizar dobradiças caneco junto aos pistões, pois é ela a responsável por articular a porta. O modelo mais recomendado é a dobradiça para portas basculantes que dará maior vida útil ao produto.


Quantos Pistões Usar?


Com as medidas precisas da porta, altura, largura e espessura, calcule o centro da altura da porta, ou seja, a altura (em mm) dividida por 2. Essa conta é válida para todos os modelos de pistão.


Para este exemplo, vamos usar o peso específico (PE) do MDF/Aglomerado, que é de 750kg/m3, com 800mm de largura, 400mm de altura e 18mm de espessura. É necessário fazer os seguintes cálculos:


· Peso da porta: largura 0,8 (m) x 0,4 (m) x 0,018 (m) x 750 (peso específico) = 4,32kg


· Centro da altura: 400 (mm)/ 2 = 200mm


· Força aproximada do pistão: 4,32 (kg) x (200 (mm) / 91 (mm) x 1,25 (constante) = 11,87kg


· Força dividida por 2 pistões: 11,87 / 2 = 5,94kg

Sendo assim, para este exemplo, o mais indicado é a utilização de 2 pistões com força 60N. Nesse sentido, vale lembrar que 1kg é equivalente a aproximadamente 10N.


Dicas


Cada modelo tem sua própria medida, o que influencia na instalação e funcionamento, por isso é importante tomar cuidado e seguir bem as orientações.

Preste atenção na altura do móvel, pois não pode ser muito baixo para não causar acidentes ou dificultar a abertura da porta.


A instalação é feita com 5 parafusos. Desses, 3 fixam o conector lateral do móvel e 2 na porta. As hastes devem ser instaladas voltadas para baixo. Não é preciso lubrificar o pistão, pois essa ação pode fazê-lo perder a funcionalidade.

Os modelos com a função de “engate fácil” são ainda mais simples para instalar, pois os conectores são encaixados, facilitando a montagem e desmontagem do pistão no móvel.


Agora que você já sabe como escolher os pistões corretos para o seu projeto!

Fonte: https://www.soprano.com.br/blog/pistao-para-moveis-saiba-como-escolher-o-modelo-certo





5 visualizações0 comentário