• Canal da Marcenaria

Como aplicar a sustentabilidade na sua marcenaria

Atualizado: Jan 6





Sustentabilidade, ecologia, reciclagem. Essas palavras têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade, porém, ainda não são definitivamente usadas na prática.


Apesar de precisar de investimento, há em contrapartida a redução de custos, melhora da imagem e das vendas da empresa, fortalecimento tanto da marca quanto do produto, valorização na sociedade e no mercado, retorno publicitário em mídia espontânea.


Mas como aplicar a sustentabilidade na minha marcenaria?


A designer do Senai Arapongas, Andressa Suemi Iyda, explica que não faltam tecnologias e materiais para a aplicação de práticas sustentáveis, como chapas certificadas, madeiras provenientes de reflorestamento, tintas e colas a base de água, embalagens recicláveis, entre outros materiais. Além disso, existem softwares e métodos digitais que dão o devido suporte a esse modelo de negócios.


“Podemos desfrutar de softwares para plano de corte com eficiência com o intuito de diminuir resíduos, softwares para plano de furação para maximizar a eficiência do equipamento e diminuir retrabalhos e trabalhos desnecessário, aprimorando a eficiência energética de todo o setor produtivo. Essas atitudes favorecem o marceneiro nos quesitos sustentáveis e econômicos, visto que ele irá reduzir custos de operação em todos os processos” frisa.


Segundo Andressa, do Senai Arapongas, assim como em todos os setores a sustentabilidade é a essência do futuro. Para ela, o ato de ser sustentável é muito mais que uma mera cordialidade, ser sustentável é ter a capacidade de produzir atendendo a geração atual, sem comprometer a geração futura, pois o uso de matéria-prima certificada, energia renovável, reutilização de resíduos entre outros métodos sustentáveis é um benefício financeiro e, sobretudo, ambiental.


Visto isso, por que não começar com pequenos passos a tornar sua marcenaria mais sustentável?




Fonte: https://emobile.com.br/site/marcenaria/praticas-sustentaveis-rendimento/

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo