• Canal da Marcenaria

Como escolher a cabeceira ideal

Atualizado: Jan 6



Você sabe qual a utilidade da cabeceira da cama? Como surgiu? Qual o melhor modelo para seu quarto?


Existe uma infinidade de modelos, cores, tipos e tamanhos, possibilitando diversas combinações para combinar com a decoração do quarto e alcançar diferentes efeitos.

Mas, para começar, para que serve a cabeceira?


Ao contrário do que a maioria imagina, não é apenas parte da decoração. Além de deixar o quarto mais bonito, ela passou por várias épocas onde teve diferentes utilidades: na Grécia antiga e no renascimento elas serviam como encosto (já que faziam refeições na cama); em lugares mais frios era usada para proteção do vento; na Idade Média elas começaram a ser mais elaboradas, esculpidas em mínimos detalhes, recebiam acabamentos e começaram a ser revestidas com tecidos.


Hoje, as maiores utilidades da cabeceira são: proteger para não batermos a cabeça na parede a noite, ajudar no conforto, e esteticamente facilitam a delimitação do espaço da cama.


Agora que você já sabe quais eram e são suas utilidades, é importante saber como escolher a cabeceira ideal, né? Além de combinar com a decoração, existem alguns segredinhos para tornar o quarto mais harmonioso, que varia de acordo com a altura e largura do ambiente. Confira algumas dicas:


  • Quarto Baixo (quarto com altura do pé direito baixo)


A Cabeceira de Cama ideal para quartos baixos, é a cabeceira que o alongue, que o deixe mais alto. Isso também é valido para locais onde as paredes são muito largas, a cabeceiras curtas na largura e altas, provocam uma uniformidade visual, deixando sua decoração mais alinhada.


Então, os requisitos que devem ser levado em consideração são:


- Altas (como uma lista vertical que vai do chão ao teto).

- Curtas (ocupando um espaço pouco maior que a medida da cama).

- Com cor de destaque.


  • Quarto Médio (quarto proporcional)

Um ambiente proporcional é sempre mais fácil de se decorar, pois não existe a necessidade de se corrigir os disfarçar as imperfeições, como altura e largura.


Por isso neste tipo de ambiente você pode brincar mais com as formas e tamanhos de sua cabeceira, mas o ideal é que se siga essa proporcionalidade, mantendo a cabeceira em uma medida que não aumente, nem diminua o cômodo. Isso se chama “Alinhamento com Folga”.


Isso significa que a altura da cabeceira de cama deve ter a metade do tamanho da parede. Para este simples cálculo é necessário apenas ter a altura da parede, dividir este valor por 2, e pronto, aí está a altura ideal de sua cabeceira. E a parte lateral da cabeceira deve ter em média 30cm.


Então, os requisitos que devem ser levados em consideração são:


- Médias (tendo como altura, a metade da altura da parede)

- Não muito longas (30cm de sobra de cada lado da cama)

- Com cor de destaque.


  • Cabeceira para Quarto Infantil

Quando vamos decorar um quarto infantil, o ideal é que utilizemos materiais e modelos de móveis super seguros. Nada com muitas pontas, tudo sempre antialérgico, e muito, mas muito divertido. A cabeceira de cama de um quarto de criança, pode servir de prateleira para os brinquedos, que se tornam enfeites. Deve-se usar e abusar da criatividade!


  • Design de Cabeceiras de Cama

Existem diversos modelos de Cabeceiras de Cama, feitos com muitos tipos de materiais e revestimentos, como por exemplo:


- Madeira

- Tecido Sintético (PU)

- Tecido

- Adesivo

- Cimento

- Acrílico


Quando falamos de harmonia na decoração, não estamos falando de algo totalmente “combinadinho”, e muito menos tudo da mesma cor e mesmo material. Queremos dizer que as coisas precisam se complementar no design de interiores. E logicamente quando vamos decorar o quarto, existe a necessidade de que os móveis conversem. Podemos colocar um guarda roupas de uma cor de madeira e a cabeceira de sua cama de outro tom de madeira, mas as duas devem ser harmônicas entre si.


  • Iluminando a Cama

As luzes podem ser colocadas internamente nas cabeceiras de cama, ou no teto, refletidas sobre a cabeceira. A colocação de obras de arte e quadros sobre a cabeceira também é algo legal, além de valorizar a decoração, transforma seu quarto em um local mais estiloso, e muito mais atraente. Na hora de escolher o tipo de lâmpada, nada de luzes muito brancas, sempre uma tonalidade mais amarelada, que é reconfortante para a vista e combina com o cômodo.


  • Colocando a Cabeceira


Com a diversidade de modelos e estilos de cabeceiras de cama, a diversidade de modos de colocação também aparecem. Caso seja uma cabeceira simples, ou até mesmo uma feita por você, coloca-la pode não ser um bicho de sete cabeças. Você deve:


Ter segurança: Ao colocar tenha certeza de que ela está bem fixa, e segura na parede, para que nenhum incidente desnecessário ocorra, (como o de a cabeceira cair em sua cabeça durante a noite).


Ter as medidas corretas: o ideal é na hora de fazer a colocação, cortar o espaço do rodapé onde ela será inserida. Caso você não tenha aparelhagem e nem habilidade para fazer isso, contrate alguém especializado.


Altura mínima: Não existe uma altura mínima na hora de inserir a cabeceira de cama, mas logicamente, como o nome já diz, ela é para ficar acima da altura da cama, e quanto mais alta, mais confortável caso você queira se recostar nela, uma de suas maiores utilidades.





Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/cabeceira-de-cama-ideal/

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo