Buscar
  • Canal da Marcenaria

Cores de Tintas: Como Escolher a Cor Perfeita para Cada Ambiente






Quando falamos dos ambientes, uma das questões preferidas é a combinação de cores que vai ser usada. A paleta escolhida, ao contrário do que alguns pensam, não deve ser julgada apenas pelo gosto, mas também pelas sensações e efeitos que causam no ambiente. Isso não limita o projeto e nem quer dizer que não possa ser usada a cor que deseja no lugar que deseja, apenas que ela deve ser combinada e colocada estrategicamente. Aqui vão alguns exemplos de como podem ser trabalhadas:


Vermelho


Forte e marcante, é uma das cores de tintas que traz vitalidade e eleva a autoestima nas pessoas e nos ambientes. A dica é mesclar diferentes tons de vermelho como o vinho com a cor marsala, bordo, entre outros para não sobrecarregar o espaço. O vermelho na cozinha, quando usado na bancada de cozinha por exemplo, aguça o paladar, instiga a fome e traz mais prazer no momento das refeições.


Laranja


Essa cor aquece e alegra os espaços; estimula a comunicação e criatividade e também o apetite quando usada como cores de tintas. Utilize em acessórios e objetos para não pesar o ambiente.


Amarelo


Cor da luminosidade e da juventude, o amarelo transmite energia e estimula a concentração, comunicação e inspiração. O amarelo é a cor do sol, investir em cores para casa amarelas é ideal para ambientes escuros ou sem janelas.


Verde


É a cor da natureza, da fertilidade e do crescimento. Ótima para renovar as energias, também está associada à boa saúde. Combinada com outros tons terrosos, como o marrom, o terracota o bege, pode ficar mais discreta.


Azul


O azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. A cor está associada também à sensação de segurança e ao lado mais racional e técnico. Os tons de azul são bem vindos nas cores de parede do quarto de casal e no quarto de bebê, para transmitirem o relaxamento e sensação de descanso necessários para o ambiente.


Roxo


A cor está associada às transmutações e ciclos de mudança, ao luxo, sobriedade e feminilidade. Invista em cores para casa e cores de parede roxas se você quer um ambiente suntuoso e bem fora do comum. Alie ao dourado para transmitir riqueza.


Rosa


Cor do amor incondicional e da felicidade, o rosa é predominantemente feminino, está associado ao romantismo e transmite simpatia e delicadeza aos ambientes. O tradicional rosa é ideal para quartos de menina. Tons mais sóbrios são neutros e podem ficar bem em qualquer ambiente.


Cinza


Símbolo de equilíbrio e solução de conflitos, nos ambientes internos vale mesclar o cinza com detalhes ou objetos coloridos dando um tom jovem à decoração. O cinza é uma tendência atual e muito procurado para cores de casas e aparece desde as cores de parede até móveis, objetos de decoração como almofadas, tapetes, vasos, cortinas, abajur, entre outros.


Marrom


Geralmente essa cor é utilizada através dos tons de madeira e revestimentos de parede e piso, mas pode marcar presença também com objetos de decoração. Transmite conforto e estabilidade e é excelente para diversas combinações em suas tonalidades – desde o bege ao marrom mais escuro. Também faz parte das cores de parede mais neutras e disponibiliza muitas opções de cor se escolhida para cores de casas.


Preto


Elegante e sofisticado. É um grande coringa quando usado nos detalhes, para destacar cores fortes ou combinado a cores neutras. Nas cores para casas, é indicado para ambientes maiores, pois tem a capacidade de diminuir. Transmite a mesma sensação nas cores de parede.


Branco


O branco traz sensação de limpeza, claridade e amplitude. Pode ser usado para potencializar as outras cores da decoração do ambiente e trazer uma “sensação clean”. Entre as cores de casas, o branco é um dos mais escolhidos quando a intenção é transmitir luxo em ambientes total white. Mas, caso você queira investir numa decoração mais alegre, você também pode investir nas cores de tintas branca e neutra.





Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/cores-de-tintas/

159 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

Rede PRÓ

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram