• Canal da Marcenaria

Design Biofílico



Você sabe o que é Design Biofílico? Bom, pode-se imaginar que se trata de algo relacionado a natureza. Vamos ver o que é essa tendência que vem crescendo nos últimos tempos, como ela é aplicada e porquê ela vem aumentando, confira:


“Biofílico” vem de “biofilia” que significa “amor à vida” (do grego, bios = vida e philia = amizade ou amor). O Design Biofílico tem o conceito de trazer para perto das construções humanas a natureza e a sustentabilidade, e com isso, a maior conexão do homem com a natureza. Em tempos onde a velocidade da informação está cada vez mais avançada, estamos cada vez mais desgastados mentalmente e a urbanização tomando cada vez mais espaço, faz falta o contato com o “ar livre”. Por isso, essa tendência tem crescido cada vez mais.


Além disso, como sabemos, a degradação do ambiente tem aumentando constantemente, o que faz com que a procura pela sustentabilidade tenha aumentado também, na tentativa de trazer o uso saudável dos recursos naturais para dentro da nossa rotina. Mas, como isso se aplica nos projetos?


Hoje há uma série de tecnologias desenvolvidas para aumentar a sustentabilidade, são elas, por exemplo, sistemas específicos de reaproveitamento de água da chuva, uso de placas solares e cultivo de jardins verticais. Empresas que optam por essas soluções ganham destaque pela preocupação com o ambiente, e mais que isso, ganham também na economia financeira, já que há longo prazo os impactos na redução de custos são grandes.


Fora isso, ainda existem diversas recomendações que não exigem tecnologia, mas que traz o design biofílico para dentro dos projetos mudando significativamente a sensação daquele que o frequenta. Alguns pontos importantes são:


· Luz solar


A luz natural é um dos elementos que traz grande sensação de bem-estar, por isso, é importante priorizar a entrada dela nos ambientes. Tetos de vidro, janelas maiores, ambientes integrados e jardim de inverno são ótimas opções. Também não deve haver exagero, já que a luz solar em excesso pode causar desconforto aos olhos e calor excessivo.


· Circulação de ar


Ambientes com uma boa circulação de ar também são extremamente agradáveis. Nada daquela ventania descontrolada, mas é importante que hajam aberturas. As soluções para entrada de luz do sol são também soluções para entrada do vento, e outra solução é o planejamento da ventilação cruzada (onde deve haver duas aberturas em paredes opostas ou adjacentes na arquitetura (portas, janelas…).


· Paredes e telhados verdes


Além de complementarem a decoração, as paredes e telhados verdes trazem um super bem estar, agregando em conforto térmico, conforto acústico e ajudam a melhorar a qualidade de ar.


· Espaço de descanso


Para uma boa produtividade, é essencial ter uma mente descansada. Os espaços para descanso e descontração se tornaram indispensáveis para a recuperação de energias e para a quebra de rotina, é importante ter uma dispersão da rotina carregada.

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/design-de-interiores/design-biofilico/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo