• Canal da Marcenaria

Moodboard: o que é e como fazer



Moodboard: o que é e como criar?


Moodboard, do inglês, “quadro de temperamento”, é um painel onde os profissionais do ramo moveleiro reúnem diversas referências visuais, como amostras de materiais, imagens e objetos, para “traduzir” a personalidade do cliente e passá-la para o projeto. É uma ferramenta criativa que, além de colher mais informações do que uma simples entrevista, ajuda o cliente a visualizar o projeto como um todo e analisar se está “a sua cara”, também evitando ajustes e quebra de expectativas no projeto.


· Como fazer

1- Procure um lugar para montá-lo

2- Defina uma paleta de cores

3- Colha referências

4- Agrupe todos os materiais

5- Revise e veja o quanto está agradável e chamativo


1- O lugar


Você pode montá-lo virtualmente ou fisicamente. É mais interessante que o cliente possa visualizá-lo fisicamente, até porque dá muito mais margem para sua criatividade. Você pode pedir para que o cliente traga objetos pessoais que ele goste muito, pode fazer recortes de revistas/tecidos, colocar alguns objetos como plantas etc. Virtualmente, você pode fazer através do site Canva, selecionando imagens e fazendo uma colagem.


2- Cores


Uma das partes mais importantes do moodboard é a definição da paleta de cores. É nela que irá se concentrar a maior parte das sensações que o ambiente quer transmitir, e também um dos maiores reflexos da personalidade do cliente. Uma boa forma de começar a paleta é estudando um pouco sobre o círculo cromático e as combinações.


3- Referências


Hora de soltar a criatividade! Busque diversas referências, em diversos temas. Texturas, estilos, histórias, músicas... Aproveite para se inspirar! Um ótimo canal de referências é a rede social Pinterest, que é voltada exatamente para a inspiração.


4- Junção


Depois que tiver tudo em mãos, junte! Teste diversas posições, adicione e retire algumas coisas, molde conforme você acha que melhor apresentará. Saiba o porquê de cada detalhe ali para fazer uma boa apresentação ao cliente, sua opinião é importante.


5- Revisão


E aí, está interessante? A combinação é harmônica e tem seu encanto? Você buscou diferenciais e inspirações que encantam? Olhe de fora e pense como seu cliente irá ver. Se fizer uma boa composição, com certeza vai impressioná-lo com a apresentação e dedicação, ganhando também credibilidade e aproximando a relação.

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/design-de-interiores/moodboard/



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo