Quando vamos começar um projeto, um dos primeiros passos é a definição da paleta de cores. Isso porque é nela que você vai criar grande parte da identidade do ambiente, trabalhando diversas combinações, até que alcance o efeito desejado para o ambiente em questão.
Um exemplo que esclarece bastante sobre o poder das combinações das cores é imaginar uma sala de consultório médico/ terapia. É bem provável que você imagine uma sala com tons claros, neutros, pasteis. Isso porque a intenção ali é passar tranquilidade e conforto, e são esses os efeitos desses tons.
Entretanto, não há imposições de regras. As combinações possíveis são infinitas e você pode trabalhar nos móveis, decoração, paredes... Em todo o ambiente.
Para melhor definição das cores que vão compor um projeto, devem ser colocadas algumas questões. Considere:
Sensações
Qual o seu objetivo com a criação desse cômodo? Converse com o cliente para entender as suas expectativas e saiba se é preciso criar um local aconchegante, moderno, sofisticado, descontraído, animador/ divertido etc. Quando se trata de conhecer as sensações que os ambientes oferecem, é preciso compreender o significado das cores. Enquanto os tons frios estão associados à calma e à mente relaxada, os quentes são cheios de energias e vibrações.
Teoria das cores
Para saber como combinar e criar um guia de tonalidades, é essencial entender como funciona o círculo cromático. Essa teoria tem como objetivo criar combinações de acordo com diferentes formas de ligar os pontos da esfera. Os seus principais conceitos são:
- Cores complementares (apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático);
- Cores análogas (que ficam lado a lado no círculo cromático);
- Monocromatismo (mesma cor, porém trabalhada em vários tons).
Basta você ter como base o círculo cromático e com certeza sua criatividade para combinar os tons e cores vai expandir ainda mais, basta entender o que o cliente precisa!
Fonte: https://www.duratexmadeira.com.br/blog/inspiracao/como-fazer-uma-boa-escolha-de-paleta-de-cores-para-seus-projetos/
Comments