Com a pandemia, começamos a olhar mais para dentro de casa, desapegando dos excessos e construindo ambientes que acalmem os sentidos. Assim, um movimento nomeado de novo minimalismo ou minimalismo tátil ganhou força: são tons amadeirados ou cores que remetem pigmentos naturais e muita textura, desde as paredes, mobília, pisos, objetos decorativos e até mesmo tubulações, em ambientes bem iluminados.
A CasaCor SP, que é a mais importante mostra de Arquitetura da América Latina, trouxe esse ano, amostras com pequenas variações de tonalidade, com mais ou menos incidência de branco.
Espaços com tons beges e brancos, podem combinar bem com peças de design da mesma cor, em diferentes tonalidades, tornando convites táteis para quem visita o espaço. Mas não pense que a tendência é apenas usar tons neutros, você pode combinar predominância de outros tons, como lilás rosado na sala, lavandeira laranja, onde o ambiente é todo coberto por um único tom. Com isso, o espaço e os móveis se fundem, marcando cada espaço. Além disso, é uma forma de injetar a personalidade do cliente no espaço.
Além de cores, focar no desapego dos acessos, esvaziando o ambiente, faz toda a diferença e investir em objetos de decoração, como obras de arte e quadros.
Para os marceneiros, a dica é investir em projetos com formas orgânicas, revestimento tátil, branco pigmentado com amarelo, cinza. É brincar com as sensações de aconchego, descontração e bem-estar para o ambiente pessoal e também, o corporativo.
Em 2022, será uma espécie de retorno ao mundo pós-pandemia, a aposta em ambientes monocromáticos e bem iluminados são a escolha certa para deixar o espaço cheio de expressão, transformando o ambiente em um local exclusivo.
Comments