top of page
  • Foto do escritorCanal da Marcenaria

Tendências de decoração para 2021

Atualizado: 6 de jan. de 2021



O setor da decoração está em constante mudança e todos os anos se renova com novas tendências para decorar nossos ambientes. Além da beleza estética, estilos, recursos e materiais os acontecimentos e a situação mundial também interferem muito na definição dessas tendências que despontam. Este ano a pandemia representou um grande impacto na vida das pessoas e isso fez com que novas necessidades e prioridades surgissem dentro de nossas casas. Sendo assim algumas das tendências para o ano que vem vão além das aparências e se centram também no desfrutar e no sentir. Apresentamos algumas das tendências para o ano de 2021.


  • Espaços integrados e multifuncionais


Já faz algum tempo que os ambientes integrados se tornaram sucesso no mundo da decoração e em 2021 não será diferente. Apostar pela retirada de paredes e por espaços onde seja possível realizar diferentes tipos de atividades será a escolha de muitos na hora de construir ou reformar. Quando falamos em espaços pequenos esse recurso se potencializa ainda mais, já que ajuda a aportar uma maior funcionalidade permitindo aos moradores contar com um ambiente flexível e que se molde as suas necessidades de acordo com o momento.


  • Iluminação natural

Ao passar tanto tempo em casa a luz natural se torna um bem precioso e isso é uma das necessidades que o confinamento nos fez sentir. A tendência de janelas, portas de vidros amplos e claraboias se fará presente nas novas construções em 2021 e além de melhorarem a iluminação interna também valorizam o imóvel e ajudam a diminuir a conta de luz. Outras alternativas que ajudam a potencializar a luz natural é optar por cortinas leves, integração com a varanda e até mesmo a integração de ambientes que comentamos no item anterior.


  • Minimalismo e sustentabilidade

O período de confinamento nos fez refletir sobre nossas reais necessidade e ponderar os excessos ao consumir produtos, roupas, materiais, objetos e etc. Dessa maneira o minimalismo também se transforma em, mais do que uma tendência decorativa, em um estilo de vida onde o "menos é mais" é a primeira regra a seguir. Sendo assim, as extravagâncias ficam de lado e a funcionalidade entra em ação, as cores neutras e claras se fazem presentes aportando luminosidade e despertando uma sensação de paz e tranquilidade, os moveis se resumem em somente o necessário e contam com linhas retas e simples. De mãos dadas com o minimalismo esta a sustentabilidade, o reaproveitamento de móveis e materiais ganhando vida nova na decoração e até mesmo construções autossuficientes com sistemas de aproveitamento de água da chuva e energia solar.


  • Estilo industrial

O estilo industrial se transforma em uma tendência para 2021 não somente pelo seu estilo moderno, bonito e descolado, mas também porque prioriza o aproveitamento de materiais. É um estilo caracterizado por vários detalhes que mencionamos nos pontos anteriores como a integração, a iluminação, sustentabilidade e redução de custos. Ao optar por esse estilo é possível reaproveitar elementos já presentes na estrutura do imóvel, como o concreto e tubulações aparentes e materiais "crus" como a madeira, alumínio, ferro e etc, sem a necessidade de investir e instalar revestimentos ou coberturas já que esses elementos são os responsáveis pelo visual industrial na decoração.


  • Elementos naturais e plantas

Trazer a natureza para dentro de casa é uma maneira de tornar os longos momentos que passamos em casa mais prazerosos. Para isso podemos utilizar tapetes, tecidos e objetos decorativos confeccionados com elementos naturais como rafia, fibras trançadas, algodão cru, lã, linho e madeira, por exemplo. Da mesma maneira a presença das plantas e flores serão uma forte tendência em 2021, seja em jardins internos, verticais, vasos, jardineiras, hortas urbanas, tudo isso com o intuito de conectar o ser humano com a natureza e com o bem-estar que ela pode proporcionar.


  • Área externa como protagonista

Outra das necessidades que foram potencializadas com o confinamento é o melhor aproveitamento das áreas externas. Seja uma varanda, um jardim, um quintal, um espaço gourmet ou uma pequena sacada, eles se transformarão nos protagonistas de muitos lares. A tendência será preparar esses ambientes, que em muitos lares eram esquecidos por incrível que pareça, de maneira confortável e convidativa para passar desfrutar de momentos de descanso e lazer no conforto de cada lar.


  • A cor tendência de 2021

Sim, já temos a cor de 2021 que, de acordo com a empresa de previsão de tendências WGSN, será tendência na decoração: o azul aqua. Trata-se de um azul inspirado no mar Egeu, que remete a uma ligação com a natureza e também possui vínculos com a tecnologia, algo que se fez muito presente durante esse ano. Ou seja, a falta do contato com a natureza devido ao confinamento e o uso da tecnologia como saída a ele. Além disso, é uma cor que transmite paz, tranquilidade e liberdade, tudo o que almejamos para o ano de 2021.



 


Fonte: https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/tendencias-de-decoracao-para-2021

319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page